quinta-feira, dezembro 02, 2010

O meu manifesto anti-NEVE

Antes de morar em Bruxelas eu achava que não era sensível ao clima. Nem frio, nem chuva, nem sol, nem vento me perturbavam, irritavam ou alteravam. Pois claro que não era. Vivia em Lisboa, onde o tempo é estável e onde há sol perto de 300 dias por ano (estatística não oficial).

Hoje, um ano de Bruxelas depois, sei que sou sensível. E muito! A neve tira-me de mim e dá lugar a um monstro*. Monstro esse que, além de um feitio execrável, tem dores de cabeça. Grandes!

Mas antes de vir para a Bélgica, eu também achava que não era sensível à estupidez e descobri que afinal sou. Sobretudo estupidez belga. Eu a interagir com esse povo especialmente iluminado, dou por mim a ser outra pessoa. Lá se vai a calma, a ponderação e, principalmente, o bom humor. É logo entrar de pés juntos e com 7 pedras na mão (e mesmo assim saio a perder porque eles não só têm 14, como discutem na língua mãe!). Desolée

Agora somem-se as duas coisas, NEVE + Desolée, e temos aquilo que foi a minha semana

Porque este é um país onde habitualmente não neva (pouco), nada está preparado para essa eventualidade (não assim tão eventual). O que acontece? A cidade pára. Literalmente. O ano passado esperei 8 horas por um avião, hoje esperei 2 por um taxi. Os autocarros deixam de andar e a coisa mais simples (ir ao supermercado) assume proporções quase épicas. A neve cobre os carros, os passeios e as ruas (e só não nos cobre a nós porque não lhe damos tempo). Depois, a neve transforma-se em gelo e tudo patina. Eu, os carros, as biclas e até as crianças que, de repente, saem das tocas onde se escondem nos dias comuns e aparecem a fazer bonecos e bolas de neve à porta do Parlamento. O carros passam a andar a 30 à hora e eu a medir cada passo, com medo de partir uma perna. O caos instala-se e tudo o que conseguimos que nos digam é "ahh bon, ça depend des conditions climatiques, Désolé" ou então "C'est pas possible à cause de la neige, Desolé". E eu fervo. Mesmo a -6º.

Foi assim que descobri que a neve traz ao de cima o pior de todos nós. É uma fúria avassaladora que se vai instalando e nós a ferver na proporção inversa da temperatura a descer. (Sim, foi preciso chegar a Bruxelas para descobrir que é possível entrar em ebulição aos -7º!)

Por isso, a ideia bucólica de que a neve é linda (e NATALÍCIA!) até pode resistir ao primeiro inverno, mas no segundo acaba de vez e instala-se a fúria. Nada de musiquinhas White Christmas e afins e muito menos cartões de Natal com a "dita". Só pura e simplesmente a fúria.

___________________________
* Monstro ao ponto de ressuscitar um moribundo (este blog) só para ter onde escrever mal da neve... é grave.

2 comentários:

Drine disse...

Oi, oi... vim postar un commento e aproveito para dizer que adorei isto "E eu fervo. Mesmo a -6º." hihihihi, especialmente pq eu sei como é qd Vossa Excelsa Magestade ferve :P

Beijinhos caríssima :)




P.S. - "Let it snow...let it snow...let it snow..."

Drine disse...

Por acaso é estranho... onde estão as crianças nessa cidade que n se vêem??

Ahum...