terça-feira, fevereiro 02, 2010

As nomeações

Já se conhecem os nomeados para os Oscars. Sem surpresas, a Academia conseguiu, uma vez mais, ser aquele poço de previsibilidade que conhecemos!

Alguns apontamentos sobre as nomeações:

1. Parece-me que é desta que George Clooney leva a estatueta de melhor actor. O que não acho inteiramente justo, já que não será a sua melhor interpretação. Para mim, fã confessa, ganham, obviamente, as suas interpretações em Syriana e Michael Clayton. Sobretudo no primeiro. Em Up in the Air, Clooney não é mais do que Clooney. O que sendo muito, é pouco, e não chega para o Oscar!

2. Abrazos Rotos, de Almodovar, ficou pelo caminho, assim como a interpretação da musa Penelope. Chega à nomeação por Nine (que ainda não vi), mas ainda não será desta que dará um "irmão" ao seu Oscar!

3. Up, o melhor filme de animação que alguma vez vi, consegue, com todo o mérito, a nomeação para melhor filme. Um feito que há décadas que não acontecia. Pode não ganhar o Oscar de melhor filme, mas pelo menos o de melhor argumento original merece, inteiramente. É verdadeiramente fabuloso como um filme tão simples, para crianças, consegue ser a mais maravilhosa fábula sobre o amor (e a vivência do amor ao longo de uma vida), sem nunca ser piegas, lamechas ou delicodoce. Justíssimas as suas nomeações, todas elas!


A lista completa de todos os nomeados, aqui.

Nenhum comentário: