segunda-feira, outubro 26, 2009

Deputados prioritários?



A menos que se considere que ser deputado é uma "doença crónica", não vejo motivo para a inclusão destes no grupo A de prioridade na vacinação contra o vírus da Gripe A (H1N1).

Por um lado, e com todo o respeito que me merece o cargo, não me parece que os senhores deputados exerçam funções essenciais num contexto de pandemia (justificação para se vacinarem os profissionais de saúde e de segurança). Por outro, também não me parece que os senhores deputados sejam um grupo particularmente perigoso para o contágio das populações (justificação utilizada para a vacinação de crianças em idade escolar). Por fim, pelo que sei, o desempenho do cargo não os torna especialmente vulneráveis ao vírus H1N1 (justificação para a vacinação de doentes crónicos e grávidas, entre outros grupos de risco).

Assim, não havendo qualquer razão que justifique a inclusão dos deputados no primeiro grupo de inoculação (como a inclusão dos membros do Governo, com excepção da tutela do Ministério da Saúde), a medida é, por si mesmo, idiota e cria, efectivamente, uma situação de privilégio.

Bem estiveram aqueles que recusaram a vacinação por considerarem que há situações bem mais "prioritárias". E é um orgulho que entre os que primeiro se manifestaram contra este "privilégio indevido" estejam deputados do CDS, como o Nuno Magalhães e o Micha!

Nenhum comentário: