quarta-feira, junho 11, 2008

Portugal no seu "melhor"!?!



Sistematicamente, de 2 em 2 anos, lá se junta, na mesma época, o 10 de Junho, dia da Raça*, os Santos Populares e um campeonato de futebol (europeu ou mundial) para nos elevar os índices de patriotismo a valores nunca antes experimentados e nos fazer esquecer a crise, o Sócrates, a gasolina, o "aperto de cinto" e até a Ferreira Leite!

A combinação, de facto, não poderia ser melhor, juntando-se as bandeiras aos já típicos manjericos, balões e fitinhas de Santo António, que enfeitam a cidade, dando-lhe o tal colorido "típico" de que os "estranjas" tanto gostam! E é bonito... Pelos páteos surgem arraiais, nas janelas (re)aparecem bandeiras e por todo o lado vemos toda uma nação unida no 7 do Cristiano. E é lindo!!!! (O Sócrates, decerto, agradece, sensibilizado! Ou, então, já nem isso!)

E no meio deste excitamento colectivo, que nos faz sair para a rua no dia em que Portugal ganha à Turquia (!), a Selecção pode até nem jogar nada, pode até nem ganhar o Euro ou sequer passar da fase de grupos, o Cristiano pode não marcar um único golo e o Ricardo pode falhar todas as defesas, mas o campeonato já está ganho para esta alma lusa sedenta de algo que lhe eleve o orgulho e mostre a sua raça*!

Feita a análise, perguntamos: mas isto é bom ou mau??? E a verdade é que eu não sei bem responder... A melhor resposta talvez seja esta: é, apenas, Portugal no seu "melhor"!

Esperemos, por último, que os meninos da camisola das quinas (cabe dizer que o nosso equipamento está muito mais bonito agora, em encarnado integral, do que na versão foleira de calção verde e camisola grená) hoje cumpram a sua função e dêem baile aos checos!!! Um 0 - 3, a imitar o fabuloso jogo Holanda-Itália, era bonito! Ai se era!!!!


____________________________________
* Se, mais logo, me apetecer falar de assuntos sérios voltarei a este tema!

Nenhum comentário: