sexta-feira, maio 23, 2008

Cultura à sexta


Villa Savoye, Poissy, França

Foi inaugurada, no passado dia 19 de Maio, no Museu Colecção Berardo, a exposição "Le Corbusier, Arte da Arquitectura", retrospectiva da obra de Charles-Edouard Jeanneret (1887-1965), consagrado com o pseudónimo Le Corbusier.

Le Corbusier, um suiço naturalizado Francês, é considerado, a par com Frank Lloyd Wrigh e Mies van der Rohe, um dos maiores arquitectos do século XX, representante de uma escola modernista de características funcionalistas que influenciou todo o movimento Bauhaus e a arquitectura moderna.

Esta exposição, - criada pelo Vitra Design Museum (Alemanha) em colaboração com o Royal Institute of British Architects (RIBA) e o Netherlands Architecture Institute (Holanda) - é uma retrospectiva da obra de Le Corbusier, e encontra-se dividida em três módulos, "Contextos", "Privacidade e Publicidade" e "Arte Construída". Da exposição fazem parte maquetes, pinturas, esculturas, desenhos e edições originais e tem por objectivo apresentar uma visão contemporânea da obra de Le Corbusier, oferecendo às gerações mais novas a possibilidade de conhecer, de forma simples e acessível, a obra deste grande nome da arquitectura moderna. De entre todos os objectos expostos, destacam-se a pintura mural proveniente do escritório de Le Corbusier, na Rue de Sèvres, em Paris, e uma reprodução de grandes dimensões do Philips Pavilion, obras emblemáticas do trabalho criativo de Le Corbusier.

Esta exposição, do Museu Vitra Design com o apoio da Fundação Le Corbusier, que se encontra no Museu Colecção Berardo até meados de Agosto, partirá, depois, para Liverpool, Capital Europeia da Cultura, encerrando, posteriormente, em Londres.



Exposição Le Corbusier, Arte da Arquitectura
De 19 de Maio a 17 de Agosto de 2008
Horários: todos os dias das 10h00 às 18h30; Sexta-feira das 10h00 às 21h30
Local: Lisboa, Museu Colecção Berardo, Centro Cultural de Belém
Entrada gratuita

Nenhum comentário: