quinta-feira, janeiro 10, 2008

Eastern Promises




Brutal. É a melhor palavra para descrever este filme de David Cronemberg sobre as máfias russas a actuar em Londres. Pesado, difícil e muito violento, é, no entanto, um filme fantástico que conta com uma actuação brilhante de Viggo Mortensen (das melhores que tenho visto nos últimos anos). A sua postura corporal, a sua forma de andar e de falar, o seu olhar, tudo é brilhante e tudo isto significa ser um grande actor, que se transforma, totalmente, para encarnar este estranho russo. E isto sem sequer precisar de falar da fabulosa cena de luta nos banhos turcos, digna do melhor (dos melhores) filme de acção.

E tudo isto a juntar a uma história que, nada tendo de extraordinária, está bem contada e não apenas é totalmente credível (embora muitos de nós preferissemos fazer de conta que não existem as "eastern promises", sonhos de uma vida digna no ocidente que apenas representam exploração e degradação), como, possivelmente, em muitos pontos quase factual.

Por fim, a marca mais profunda do filme (e a mensagem que dele podemos retirar) é a compaixão. No meio de tanta violência e brutalidade, num mundo tão feio e sujo, há momentos de genuína compaixão, quando se deixa escapar um tio já velho e rabugento ou quando se impede que uma criança inocente seja morta. Enfim, alguma doçura no meio da total miséria e degradação humana.

Sem dúvida um sério candidato aos Oscars e um filme e não perder.

Nenhum comentário: