domingo, dezembro 16, 2007

Despedidas, recomeços, saudades, amigos - Missão Presidência


OLs no último briefing, nos Jerónimos, na preparação para a assinatura do Tratado


Mais uma vez chega ao fim uma experiência e com ela as saudades do que foi. Há 9 meses atrás, quando entrei pela primeira vez na Biblioteca do Rei (a "sede" da Missão Presidência), e me perguntaram se eu estaria interessada em ser Oficial de Ligação, eu não apenas não fazia a mínima ideia do que isso seria, como não fiquei com grandes expectativas quanto ao 'posto'. Mas queria trabalhar na Presidência e pareceu-me uma oportunidade à qual não diria que não. Mal sabia eu no que me estava a meter!

Foram 6 meses cheios, com muitas alegrias, muitos stresses, muitos momentos de desespero e outros de puro divertimento. Parece que foi ontem que fomos para o Porto, um grupo de 10 OLs, nas famosas multi-vans para a visita da Comissão e reunião inaugural da Presidência. Éramos inexperientes, a máquina ainda não estava totalmente afinada e não correu bem mas a maioria de nós não desistiu perante a adversidade e tentou combater as dificuldades com imaginação e dedicação! Seguiu-se a indescritível experiência de Guimarães, a pior que tive nestes seis meses, onde houve momentos em que, no meio das 2 horas dormidas e das dificuldades todas, estive a um passo de desistir. Mas aguentei! Seguiu-se a Troika com o IGAD e a Reunião da Competitividade e comecei a ver as coisas a melhorarem e vontade de continuar! Mas foi no Gymnich, em Viana, que eu vi pela primeira vez uma reunião correr (quase) exemplarmente! Seguiu-se o Porto (Ecofin e Agricultura) com os meus anos passados num autocarro de OLs a atravessar a ponte do Freixo com escolta policial e música em delírio! Foi diferente de tudo e nunca me irei esquecer da minha entrada nos 26! Esta foi provavelmente a melhor semana da "minha" Presidência. Aproximava-se, então, o maior desafio: o Conselho Europeu! Foi das melhores sensações estar nas IP's no dia em que ficou fechado o Tratado. Muita adrenalina, muito stress, e muita noção de que tudo tinha que correr bem. E correu!!!! E com o meio de Outubro passado, começava a aproximar-se o final... Ainda tivemos o Algarve, um presente aos OLs que foi aproveitado da melhor forma, e a UE África, operação gigantesca que só com muita fé poderíamos achar que correria bem. Mas milagres acontecem, quando há vontade e trabalho, e o grupo de 116 OLs fizeram um excelente trabalho. E o fim chegou no dia 13 de Dezembro, com a assinatura do Tratado de Lisboa. Não podería ter sido melhor... a cerimónia foi linda, a organização esteve perfeita, os Jerónimos estavam como todos viram (lindos, lindos, lindos)... e enfim, foi o «Grand Final» apoteótico, à filme, mesmo!!!!

Por mais que tente, não dá para resumir ou contar num post os 6 meses alucinantes que vivi. Mais, só consegue entender este "sentimento" quem os viveu da mesma forma intensa, apaixonada e dedicada como todos nós os vivemos! E só um grande espírito de «missão» justifica o espírito de equipa, a cumplicidade, a interajuda e as amizades que se criaram! Foi, de facto, the experience of a lifetime, que acabou da melhor maneira: a fazer história com a assinatura do Tratado de Lisboa!

E no final, quando tudo termina, as IP's se desmontam e os jantares de despedida se sucedem, já não nos lembramos das falhas e dos stresses que passámos, mas apenas das óptimas recordações com que ficámos da Presidência e das pessoas fantásticas com quem tivemos o privilégio de nos cruzar!!!! E foram tantas... E agora desculpem mas vou ter que parar de escrever este post porque, caso contrário, como disse noutra altura, ainda esborrato o blog com lágrimas...

Nenhum comentário: