sexta-feira, dezembro 14, 2007

Cultura à sexta


Palácio do Congresso, Brasília

Amanhã, dia 15 de Dezembro, o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer completará 100 anos. Por si só este não será um facto extraordinário, mas se conjugarmos a sua longevidade artística, ao longo dos últimos 60 anos, à influência de Niemeyer na história da arquitectura, temos que admitir que estamos perante um caso raro de sucesso.

Mais conhecido pela construção da capital Brasília, "encomenda" de Jucelino Kubitschek que deu a Niemeyer o seu maior projecto político: a construção de uma nova capital para o Brasil, inteiramente projectada para esse efeito. Deste modo, Niemeyer, ao contrário de tantos outros arquitectos, teve a oportunidade de projectar e criar, de início e com inteira liberdade, uma nova capital nacional, numa região até então despovoada no centro do país, dando forma à sua visão do urbanismo e ao seu conceito de cidade.

Anteriormente Niemeyer já tinha trabalhado com Kubitchek (enquanto Prefeito de Minas Gerais) no conjunto da Pampulha onde Niemeyer utilizou um estilo que iria marcar o seu trabalho: formas sinuosas; linhas curvas; ligação permanente entre a construção e a natureza. Niemeyer diria um dia a propósito da sua preferência pelas linhas curvas, tão características das suas construções: «Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein

Na construção de Brasília, Niemeyer e Lúcio Costa (o urbanista que a projectou) aproveitaram para pôr em prática os conceitos modernistas para uma cidade que queriam, ao mesmo tempo, bela, harmoniosa e funcional: ruas sem trânsito, prédios erguidos sobre colunas, o que permitia ganhar espaço livre no piso térreo e integração com a natureza. Também constava do projecto inicial que Brasília deveria ser uma cidade contida em si, sem hipótese de se expandir para além do projecto original. Durante 4 anos Niemeyer dedicou-se totalmente a este projecto de uma vida e a nova capital foi inaugurada ainda durante o mandato do Presidente Kubitchek, em 1960. Após conclusão da nova capital, Niemeyer é nomeado coordenador da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Brasília. Já nesta altura Niemeyer é considerado o maior arquitecto brasileiro e um dos grande nomes da arquitectura mundial.

Ao longo da sua carreira Niemeyer criou projectos em diversos locais, incluindo o edifício sede das Nações Unidas, em NYC, a sede do Partido Comunista Francês, em Paris e o Pestana Casino Park, o único complexo de autoria do brasileiro em Portugal. Nimeyer mantém-no no activo até hoje, tendo inaugurado, em 2002, o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, na cidade de Curitiba, em 2006, na data do seu 99.º aniversário, inaugurou o Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios em Brasília e já este ano, no âmbito das comemorações dos seus 100 anos, o Teatro Municipal de Niterói. Ainda lúcido e com muitas vontade de continuar a desenhar, Niemeyer já se manifestou interessado em projectar um dos estádios para o Mundial de Futebol de 2014, no Brasil!

Nenhum comentário: