quinta-feira, novembro 15, 2007

SLIH Vintage (ou como é bom revisitar o passado)

Eis um conjunto de posts que foi publicado em Março de 2005 (onde isso já vai!) e que eu decidi, na minha imensa sabedoria, repescar para o SLIH de finais de 2007. Não porque não tenha nada mais o que escrever, mas apenas porque entendo que foram um marco divertido que vale a pena reler. Naturalmente o texto foi revisto e actualizado e foi até acrescentada uma nova bebida à adega! Por último, fica mais uma vez a explicação, isto não é uma análise do tipo «you are what you drink» mas uma metáfora!


O Homem Cognac é, definitivamente, o ‘bon vivant’ da adega! Geralmente é do tipo que fuma charuto, joga golf e adora carros topos de gama! Sabe que é irresistível à vista e joga com o seu charme e com a imagem de poder que criou para o exterior! É daqueles homens que faz género e posa para a fotografia! Geralmente é mais velho (a qualidade melhora com a idade) porque não se nasce Cognac… constrói-se uma imagem Cognac, o que é muito diferente. Infelizmente muitas vezes estes homens são mesmo só imagem e pose e conhece-los verdadeiramente é a maior das desilusões!

Bastante parecido com o homem cognac, o Homem Wiskey tem uma considerável diferença: a idade! É o playboy, género yuppie, que se mata a trabalhar (é sempre promissor em qualquer profissão que possamos escolher) mas gosta, também, de aproveitar os prazeres da boa vida! Geralmente é o solteiro à caça da ‘presa’! É pedante, convencido e autoritário. Respeita pouco as mulheres e tem forte tendência para ser infiel. Apesar de tudo, consegue ter um charme irresistível sobretudo com mulheres mais jovens e ambiciosas. A prova não é, de todo, desaconselhada, mas com cuidado: pode causar habituação.

O Homem Vinho Tinto é muito possivelmente o mais discreto da adega, mas quando é de qualidade, é inesquecível e é inevitável que acabemos presas para sempre! É, no entanto, necessário muito cuidado ao lidar com o homem vinho tinto pois nunca podemos esquecer que ele não é dado a grandes aventuras. É, no entanto, envolvente, forte e estável e quase “macio”, pelo que será a escolha certa para quem procura estabilidade, tranquilidade e um lar perfeito! Então se tiverem a sorte de apanhar um Château Cheval-Blanc, por exemplo, o valor da vossa adega aumentará significamente!

O Homem Rum é como os ritmos de Cuba: atrevido, doce e delicioso... é do tipo que nos dá a alegria e o sol de um destino paradisíaco, que nos leva a dançar noite dentro, que nos oferece flores e nos dedica as palavras mais doces! É o mais romântico da adega e como tal conhece todos os truques de como conquistar uma mulher e fazer dela a mais feliz do mundo! Mas há um problema grave com este homem… o que tem de romantismo compensa em instabilidade e inconstância, e assim como nos mostra o paraíso a nós também o faz à nossa vizinha do lado!

O Homem Vodka laranja/limão/melão é conhecido na adega como o maior ‘bluff’ da história! Acha-se forte e corajoso mas não passa de um herói medroso e cobarde! Acha-se o galã mais irresistível do planeta mas apenas o é quando se está a adorar em frente ao espelho! Vaidoso, pedante, insuportável, é daqueles que ‘fala, fala, fala mas nunca o vemos a fazer nada’! Cão que ladra não morde, lá diz o ditado, e o Homem vodka confirma-o! Manter a distância de segurança é fundamental para quem não se quiser envolver com a maior fraude da história!

Com o Homem Martini é tudo uma questão de emoções fortes, cinto de segurança apertado e muita adrenalina, ou não fosse o Martini a bebida preferida do mais famoso agente secreto do mundo! É ideal para mulheres que gostam de emoções fortes, mistério, perigo e aventura! Nunca assumem compromissos – melhor dizendo, fogem deles – mas são os mais adoráveis farsantes do mundo! São os eternos solteiros que nunca se cansam do prazer da conquista. Verdadeiros D. Juan, não têm como objectivo magoar ninguém mas deixam invariavelmente atrás de si um rasto de corações partidos!

O Homem Gin é delicioso e irresistível! Na adega é conhecido como o maior sedutor mas também como o melhor dos conversadores o mais atencioso dos companheiros! É um predador sempre em busca de uma nova conquista, até acertar com aquela que quer que seja sua, para sempre! Leal como poucos é, ao mesmo tempo, intrigante e fascinante, trazendo cada dia uma surpresa ou uma faceta até então desconhecida. É, enfim, o verdadeiro Gentleman, herói de outros tempos, uma espécie de Mr. Darcy dos tempos modermos. Exige mil cuidados e precauções na utilização. Provoca ELEVADISSIMO grau de habituação!!!

O Homem Champagne é a alegria de qualquer adega! É divertido e sabe entreter uma mulher, em todos os sentidos! É borbulhante e excitante e ao lado dele a vida é uma eterna e doce festa! Mas há o reverso da medalha... o homem champagne perde toda a sua graça fora da routina das festas! É instável, imaturo e por vezes irresponsável! Não convive bem com as obrigações e com a rotina e por isso foge de compromissos! A mulher que o quiser terá que perceber que está perante uma cinderela que ao amanhecer perde grande parte do seu encanto!

O Homem Vinho do Porto é o charme de qualquer adega! E têm a particularidade de a idade só lhe fazer bem... nunca perde qualidades, apenas as vai aprimorando! Estes homens são doces e fortes, encantadores e divertidos, inteligentes e companheiros! O homem vinho do porto nasceu para ser o patriarca de uma família grande e feliz e adora ver-se rodeado de filhos e netos a quem poder contar as suas infinitas aventuras! Tem, naturalmente, também, o reverso da medalha: é possessivo e muito ciumento e jamais aceitaria misturar-se com outro tipo de vinhos!

O Homem Vinho Verde é um resquício do antigamente... daqueles que usam blazer de botões dourados e calças cinzentas! Tem antepassados desde o século XII (no mínimo!) e sabe manter sempre uma conversa. São pedantes e muito convencidos das suas qualidades, que vêem através de um magnifier! Falam muito mas geralmente sabem pouco (e sabem a pouco), sendo demasiado ‘levezinhos’ para os levarmos a sério! É aquele tipo de homem que até pode saber bem de vez em quando, mas que todos os dias acaba por ser intolerável!

O Homem Cerveja está, literalmente, fora da adega! É descontraído e geralmente jovem, alto, bem constituído e bronzeado, qualidades que compensa com uma manifesta falta de inteligência! Com o homem cerveja nunca há stress. Só emoção à flor da pele e adrenalina ao rubro na hora dos desportos radicais (toda a actividade se transformará num desporto radical com eles!). Gostam de arriscar e de viver o momento (aqui e agora)! Porém, tal como a cerveja ‘morrem’ rapidamente e depois ninguém os consegue aturar!

O Homem Absinto é o ser mais misterioso da adega. Forte de mais para poder ser bebido por principiantes, é, sem dúvida, um mergulho nos locais mais profundos da mente humana. Muito inteligentes e perspicazes, os Homens Absinto raras vezes se envolvem nas teias da paixão, que deixam para os Champagnes e para os Martinis. Discretíssimos e profundamente sabedores, são o segredo mais escondido da adega, apenas disponível para as mulheres mais audazes.

And last but not the least, o Homem Rosé... já estão mesmo a ver o que é que vai sair daqui! Pois, é isso mesmo: o “Gay”. É fresco, (por vezes doce), atencioso, divertido, a companhia perfeita, claro está! Fazem um imenso sucesso entre as mulheres e por isso há cada vez mais variedades disponíveis no mercado, algumas que, com jeito (e apanhando uma provadora mais distraída), até passam por um tinto “fraquinho”! Mas um aviso: Rosé é refresco! Não lhe peçam para ser um vinho maduro ou encorpado que ele não tem capacidade para assumir esse papel!

Um comentário:

Anônimo disse...

Delicioso este post, talento em estado puro, ou será caso para dizer em estado líquido?