quarta-feira, setembro 26, 2007

Cidades SLIH




Amesterdão é mais uma das cidades SLIH, por tudo aquilo que é e por tudo aquilo que representa, independentemente das ideias pré-concebidas e dos preconceitos. Amesterdão não se resume, de todo, ao Red Light District nem aos Coffee Shops, antes pelo contrário.

É uma cidade de uma beleza extraordinária onde, de 100 em 100 metros, nos deparamos com recantos que bem merecem uma fotografia... são os prédios antigos e tortos, os canais verdes com as famosas casas barco, as pontes infinitas (perto de uma centena), os pátios com bancos de madeiras e as casas de chá onde se serve a famosa tarte de maçã com natas e o chocolate quente típico!

E depois a cultura... é impossível visitar Amesterdão e não visitar os famosos Rijksmuseum, onde se encontram algumas das obras mais conhecidas do Renascimento Flamengo, o Stedelijk Museum, museu de arte contemporânea, o Museu Van Gogh e a Casa de Rembrandt... como é impossível não aproveitar um dia de sol para dar um passeio nos canais ou andar de bicicleta pela cidade...

Por fim, é também uma cidade que respira história! Amesterdão foi o centro da primeira economia à escala mundial que conhecemos, no século XVII, e o interposto comercial mais movimentado da época, e a sede da primeira Bolsa de Valores a funcionar em permanência! Foi também uma das cidades europeias marcada pelas 1.ª e 2.ª Guerras Mundiais, marcas que conserva até hoje, como símbolo da sua resistência e sobrevivência!

Nenhum comentário: