terça-feira, julho 17, 2007

Sequelas



A semana passada fui ao cinema ver duas sequelas de dois filmes que adoro: Harry Potter e Shrek e saí do cinema com sentimentos contraditórios.

No primeiro caso, confesso que andava um bocadinho zangada com as adaptações ao cinema da história do mais famoso feiticeiro do mundo. Não tinha gostado particularmente do Harry Potter and the Prisoner of Azkaban e ver o Harry Potter and the Goblet of Fire do princípio ao fim foi quase uma penitência. Pois bem, este Harry Potter and the Order of the Phoenix reconciliou-me com o universo cinematográfico Harry Potteriano. É um filme mais maduro mas também mais luminoso. Os miúdos cresceram mas não perderam credibilidade, antes pelo contrário. A constelação de grandes actores faz o resto e a 'inquisidora' Dolores Umbridge é um must em versão absolut pink!

Quanto ao Shrek, eu, fã absoluta do conceito, me confesso: não gostei. A fórmula de sucesso do conto de fadas ao contrário perdeu o encanto, ou terá sido antes a magia? A história do Príncipe mauzão (Charming, para os amigos) já está estafada e aquele miúdo imberbe com tiques amaricados não convence ninguém como rei Artur. Depois as lutas ao estilo Senhor dos Anéis não encaixam bem neste universo de fantasia non sense que se tinha criado para o Shrek. Como tudo na vida que dura tempo a mais, o Shrek envelheceu e perdeu a graça. Pena!

Porém, se Harry Potter conseguiu recuperar, depois de um período de declínio, esperemos que os 2 Shreks prometidos consigam recuperar a magia de outros tempos e reinventar as personagens, caso contrário serão apenas uma longa agonia para uma história de sucesso.

Nenhum comentário: