sexta-feira, julho 13, 2007

Cultura à sexta



Este domingo, no La Scala, em Milão, será levado à cena um ballet de homenagem a Gianni Versace, o estilista assassinado há dez anos em Miami. O ballet entitulado Grazie Gianni con Amore é uma rapsódia de vários ballets de Maurice Béjart, com figurinos de Versace, reinventando uma colaboração que se iniciara em 1984 e que se manteve até à morte do estilista.

Este ballet será apenas o ponto alto das iniciativas pensadas pela Câmara Municipal de Milão com o objectivo de recordar e homenagear Gianni Versace. Será inaugurada, também no Domingo, uma exposição sobre a obra de Versace e o seu nome será dado a uma rua da cidade de Milão, também conhecida como a cidade da moda.

Gianni Versace, nascido em Itália em 1946, tornou-se um dos grande ícones da moda dos anos 80 e 90, tornando inconfundível o seu estilo ousado que tornava as mulheres símbolos de sensualidade, usando cores fortes, tecidos colantes e cortes provocadores.

O seu estilo viria a ser considerado ultra-caro, ultra-luxuoso e ultra-glamorouso tornando Versace um dos protagonistas-chave da cultura popular, desde o look ostensivamente gastador e o power dressing dos anos 80 aos excessos espampanantes do gueto no final dos anos 90. O seu uso característico de estampagens, de silhuetas «sex bomb» e as referências à cultura da antiguidade clássica granjearam-lhe uma invejável clientela de ricos e famosos. Madonna, Liz Hurley e Diana Spencer eram algumas das suas mais fiéis clientes.

O Império Versace é hoje composto não apenas pela marca Versace, a mais exclusiva e que incluí moda para homem e senhora e acessórios, mas também as marcas Versace Collection, Versace Sport, Versace Jeans Couture e Versus e ainda o Hotel Palazzo Versace, um complexo turístico de 6 estrelas localizado na Aústrália.

Nenhum comentário: