sexta-feira, junho 15, 2007

Cultura à sexta



Le baiser de l'hotel de Ville, de Robert Doisneau, é uma das mais famosas fotografias do mundo e, provavelmente, das mais românticas de sempre, que evoca os apaixonados da cidade do amor (Paris).

Este trabalho foi encomendado ao famoso fotografo para ilustrar uma reportagem da revista americana «Life» sobre os apaixonados de Paris, e foi tirada em 1950, na Place de l'Hôtel de Ville (em frente ao edifício da Câmara de Paris).

Durante anos acreditou-se que a fotografia fora um instantâneo de um casal apanhado, por acaso, a beijar-se, facto que Doisneau repudia dizendo que tal seria impensável, na medida em que raramente os casais que se encontram em Paris são casais legítimos (!).

Recentemente, toda a verdade foi revelada pelos protagonistas da fotografia, e ficámos a saber que o casal posou mesmo para Doisneau e que se tratavam de 2 aspirantes a actores, Françoise Bornet e Jacques Carteaud. Porém, segundo os próprios, à época da fotografia, estavam mesmo apaixonados.

Independentemente do que possa estar por detrás da fotografia, a verdade é que ninguém fica insensível ao olhá-la e, mais de 50 anos passados, ela mantém toda a mística que durante anos alimentou o imaginário de todos quantos olharam para o casal.

Em 1986 foi feito o primeiro poster da famosa fotografia (que ultrapassou todos os records de venda) e em 2005 a fotografia original, até hoje na posse de Françoise, foi posta à venda por 20.000 euros.

Nenhum comentário: