segunda-feira, junho 25, 2007

1981



Em três anos de Blog nunca falei de um assunto tão importante como é o ano em que eu nasci: 1981.

Passaram 25 anos (pronto, este ano faz 26, mas eu é só lá mais para o fim!) e neste quarto de século o mundo mudou mesmo. Quem nasceu em 1981 nasceu num mundo que não é aquele em que vivemos hoje: em 81 vivíamos em plena Guerra Fria, a Rússia era uma super-potência, Portugal não fazia parte da União Europeia, não existia internet nem DVD's, os filmes demoravam meses até estrearem em Portugal, a televisão tinha apenas 2 canais, não existiam telemóveis, walkmans (mto menos ipods), nem computadores portáteis, não existia Mc Donalds em Lisboa, nem Zara, nem Mango, nem Corte Inglès, era preciso mostrar o BI para ir a Espanha comprar gomas, e quase que não existiam fraldas descartáveis... Enfim, o mundo em que eu nasci era muito diferente e já nem eu consigo imaginar como seria viver no início dos anos 80!

Só para nos localizarmos, em 1981 Reagan foi eleito Presidente dos EUA pela primeira vez, tornando-se o 40.º Presidente Americano. Depois dele já conheci Bush pai, Bill Clinton e Bush filho! Também nesse ano François Miterrand foi eleito Presidente da França pela primeira vez. Já 2 lhe sucederam! Foi também em 1981 que foi nomeada a primeira mulher para o Supremo Tribunal de Justiça dos EUA e que o Papa João Paulo II sofreu um grande atentado, a 13 de Maio.

No campo das artes, 1981 é o ano em que nasceu a MTV (eu bem sabia que no meu mundo ela existia desde sempre!) É também o ano da colheita da qual fazem parte Justin Timberlake, Paris Hilton, Beyoncé e Britney Spears (tou bem acompanhada, não haja dúvidas!). Como hit's desse ano destacam-se as canções de Lennon a solo, Imagine e Woman.

No cinema, é em 1981 que Tom Cruise faz o seu primeiro filme, em que Katherine Hepburn ganha o seu último oscar e em que o fabuloso Indiana Jones começa a sua saga!

No que se refere à ciência e à investigação, 1981 foi o ano do primeiro voo do vaivém Columbia (que se desintegrou em 2003), e também o ano em que o famoso Boing 767 fez o seu voo inaugural! Em 1981 foi também a primeira vez se ouviu falar de uma estranha forma de pneumonia, que atacava o sistema imunitário, e que era típica de certos grupos de risco, nomeadamente homossexuais. Surgia assim a Sida.

No social, 1981 é o ano do maior casamento alguma vez visto: Carlos e Diana, casal sensação do ano, dizem sim perante biliões de telespectadores, naquele que penso ter sido o primeiro casamento transmitido em directo para os 4 cantos do mundo. Depois todos acompanhámos o desagregar da família, o crescimento dos dois príncipes, a morte da princesa e o novo casamento de Carlos.

Mas há mais, o adquirido civilizacional que todos julgamos fundamental e basilar do modelo europeu (e que é o respeito pela vida humana), não é assim tão antigo: apenas 3 dias depois de eu nascer é que foi abolida a pena de morte em França! Helàs...

Finalmente há, também, aquelas coisas que se repetem sempre: Mubarak foi eleito Presidente do Egipto em 1981 e até hoje permanece no cargo e já nesse ano rebentavam carros bomba no Iraque e havia tensões entre os EUA e Irão e Israel e o Líbano! Podemos dizer que estas são aquelas coisas que nunca mudam...

Nenhum comentário: