sexta-feira, abril 13, 2007

Cultura à sexta


Casa Batlló, Passeig de Gràcia, Barcelona


A Casa Batlló, em pleno Paseo de Gràcia, uma das mais cosmopolitas artérias da cidade de Barcelona, é uma das mais emblemáticas obras do arquitecto catalão Antoni Gaudí, conhecido pelas suas várias construções na cidade de Barcelona, muito em particular a sua obra prima, até hoje inacabada, a Sagrada Família.

Gaudí, e as suas criações, que espreitam pela cidade, são um símbolo do génio criador, da prosperidade e do espírito vanguardista da cidade de Barcelona, para sempre plasmado no modernismo catalão, variante local da art nouveau à qual Gaudí foi beber alguma da sua inspiração.

Em Barcelona, a arquitectura de Gaudí assume foros de excepção, num ambiente essencialmente funcionalista de uma cidade de desenvolvimento industrial. Gaudí deixou-se influenciar por inúmeras tendências, não tendo nunca dedicado a sua arquitectura à tentativa de cópia de um estilo determinado.

Nas obras de Gaudí encontramos vários elementos da arquitectura “mourisca”, sobretudo nos seus primeiros trabalhos, sendo que o contacto com o movimento da art nouveau, pelo qual se deixou influenciar, foi determinante em vários elementos usados, recorrentemente, e finalmente conheceu o seu período “gótico” com os famosos arcos parabólicos.

Desta mistura improvável nasce o estilo inconfundível de Gaudí que podemos observar na Casa Batló cuja fachada ondulante está decorada com mosaicos de vidro multicoloridos e placas de porcelana policromada. As varandas são feitas de pedra de Montjuïc, que parece ter sido moldada à mão e as cerâmicas coloridas, que se prolongam até ao terraço, fazem lembrar o corpo de um dragão.

Nenhum comentário: