sexta-feira, abril 06, 2007

Cultura à sexta


Peter the Great Egg, 1903

Porque estamos na Páscoa, nada melhor que trazer, neste espaço de Cultura à sexta, os famosos ovos Fabergé, desenhados pelo joalheiro russo Peter Carl Fabergé.

A tradição remonta a 1885, quando o Czar Alexandre III ofereceu um ovo Fabergé à Csarina Maria, na Páscoa. (Na Igreja Ortodoxa a mais importante festa do calendário religioso é a Páscoa, celebrada com a troca de ovos). Assim, e desde 1884, Fabergé desenhou, todos os anos, na Páscoa, um ovo para a imperatriz. A tradição manteve-se com o Czar Nicolau II que ofereceria, também ele, à Czarina Alexandra e à Imperatriz viúva, Maria Feodorovna, um ovo Fabergé, em cada Páscoa.

Ao todo existem 50 ovos Fabergé (52 se contarmos com os trabalhos inacabados), desenhados entre 1885 e 1917, sendo fabricados com metais e pedras preciosas, sendo sinónimos do luxo e do génio da joalharia. Com a Revolução de 1917, os ovos deram-se como perdidos, tendo apenas um deles saído da Rússia, com a Imperatriz viúva Maria Feodorovna.

Neste momento, 20 dos ovos Fabergé estão em exposição permanente no Museu do Kremlin, 9 foram adquiridos à Família Forbes pelo milionário russo, Viktor Vekselberg, estando, igualmente, em exposição em museus russos. Pequenas colecções permanecem no Virginia Museum of Fine Arts e no New Orleans Museum of Art e em colecções privadas. 8 ovos Fabergé continuam ainda desaparecidos.

2 comentários:

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Bizinha, isso já foi da Páscoa do ano passado: http://grupeta.blogspot.com/2006/04/para-grupeta-nesta-pscoa.html

xai xai disse...

Onde eu vim parar ao pesquisar ovos faberge, ainda mais, parece q é do meu partido. Voltarei.