domingo, maio 21, 2006

Enquanto Salazar dormia

Enquanto Salazar 'dormia', espiões vagueavam por Lisboa, conspiravam, espiavam, escutavam, teciam teias, faziam planos, desvendavam enigmas, amavam e arriscavam a vida.

Enquanto Salazar 'dormia', Lisboa fervilhava com a política, com as alianças e com uma Guerra que, lá longe, se tornava cada dia mais terrível, alheia à época dourada dos reis, dos milionárioos e dos homens da 'intelligence' que se moviam entre Lisboa e Cascais!

Enquanto Salazar 'dormia', Portugal mantinha-se num inteligente equilíbrio entre o eixo e os aliados, apoiando uns e outros, servindo de abrigo a ambos mas dividindo-se nas famílias e nas ruas em alianças e apoios estratégicos!

Enquanto Salazar dormia é um livro que retrata aquele que terá sido, muito provavelmente, o mais interessante período do século vinte Português, que ainda hoje estimula a nossa imaginação e nos faz entrar em histórias fantásticas de princesas e de refugiados, de agentes duplos e de homens de negócios que fizeram de Lisboa um palco muito especial de uma guerra de espionagem e de contra-espionagem que, porventura, terá sido determinante para o desfecho da outra Guerra que deflagrava no centro da Europa!

Portugal não esteve à margem e, como podemos perceber pelo desenrolar do livro, Salazar, na verdade, não dormia!

Um comentário:

AA disse...

Trata-se do mesmo senhor que se envergonha semana após semana no Diário Económico?