quinta-feira, outubro 06, 2005

5 de Outubro


Ontem comemorou-se mais um dia 5 de Outubro (que para mim passou algo despercebido por causa da campanha autárquica) e mais uma vez eu tive vontade de perguntar porque será que se comemora a Implantação da República e não a fundação de Portugal!

Para quem não sabe, 5 de Outubro é a data mais provável da assinatura, em 1143, do Tratado de Zamora que, como todos aprendemos na escola, é o tratado pelo qual D. Afonso VII de Leão reconheceu a independência do então ainda Condado Portucalense. O título de Rei, para D. Afonso Henriques, só viria a ser reconhecido mais tarde, em 1179, com Bula Manifestis Probatus, sob o Pontificado de Alexandre III.

Pois bem, não seria normal Portugal, um dos mais antigos Estados-Nação da Europa, festejar a sua fundação e festejá-la no dia em que se constituiu como Estado Independente? Para mim, e para qualquer pessoa razoável penso que seria normal e até desejável. Mas Portugal é efectivamente um país estranho, tão estranho que prefere comemorar a implantação da República, que aconteceu em 1910, a festejar a fundação de Portugal. E é tão estranho quanto, independentemente do facto de sermos republicanos ou monárquicos, se não fosse a Fundação, em 1143, não haveria Portugal e muito menos haveria República Portuguesa!

Uma nação saudável é uma nação que tem orgulho na sua história e, muito em particular, dos momentos em que assegurou a sua independência, sejam eles o 5 de Outubro de 1143, o 14 de Agosto de 1385 (data da Batalha de Aljubarrota) e 1 de Dezembro de 1640!

Porque, no final de contas, é muito mais importante a fundação de Portugal que a implantação da República, mas isso só o passar dos anos e o distanciamento fará com que os republicanos mais convictos compreendam...

VIVA PORTUGAL!

Nenhum comentário: