terça-feira, agosto 09, 2005

Duroliponte

Este era o nome da cidade romana de Cambridge que hoje, na aula de Architecture of Cambridge, fomos explorar. Bem, nao fomos bem explorar porque nao ha nada para explorar... nem ruinas, nem vestigios, nada! So aquilo que os arqueologos pensam que tera sido a cidade romana de Duroliponte, que se transformou em Cambridge na epoca Vicking, por influencia do nome romano de uma outra cidade, Combretovium, que os Vickings terao confundido com Duroliponte.

Engracado nao e? No meio dos 'vestigios' romanos, visitamos o antigo castelo, que podem ver na imagem infra:

Image hosted by Photobucket.com

E mesmo a ideia que qualquer um de nos faz de um castelo, nao e???? Bem, o que foi engracado foi descobrir que os romanos, habituados as colinas de Roma, nao concebiam cidades planas, como era o caso de Duroliponte. Assim, 'construiam' colinas como a que se ve na imagem, no cimo das quais construiam os castelos e as muralhas da cidade.

2 comentários:

DM em Caracas disse...

Entao nao e que eu estive em Cambridge e me deram outra explicacao para o nome: Ponte sobre o rio Cam...

BSC disse...

Diogo, isso e verdade, basta atender ao nome Cam+Bridge. Mas resta saber porque e que o rio se chama Cam, e e ai que entra o nome Combretovium! Ao que consta os Vickings baralharam-se, acharam que esta cidade era a Combretovium romana e chamaram ao rio Cam. Acho que e isto!


PP: Hoje de manha tive que te rejeitar a chamada, sorry mas tava na aulinhas!