quarta-feira, junho 22, 2005

Ele anda por aí

Grande entrevista de Santana Lopes, na SIC Notícias. Quem julgava que o ex-Primeiro Ministro estava morto, errou. Santana deu hoje prova de que é, de facto, político. Pode, até, não ter vergonha. Pode, até, não ter carácter. Mas tem noção do timing político e sabe posicionar-se!

Ou muito me engano, ou Santana começou hoje a sua caminhada para Belém. Falou bem, como é seu apanágio. Mostrou que conhece os dossiers e que tem uma ideia e um rumo para Portugal.

Deu exemplos muito concretos e disse, preto no branco, que na campanha eleitoral Sócrates defendeu exactamente o oposto do que tem vindo a fazer como Primeiro Ministro. Ou seja, disse que Sócrates mentiu.

Para além disso, foi muito claro na desmontagem da encenação do défice e das conclusões da comissão Constâncio, bem como na explicação do porquê considerar absurdo o Governo ir dizer a Bruxelas que Portugal tem défice excessivo, quando ainda só passaram 6 meses do ano de 2005! (E desses apenas dois meses são da responsabilidade de Santana!).

Falou de receitas extraordinárias, nomeadamente das Scut, das taxas moderadoras, da privatização da Galp e da titularização de créditos, e explicou porque estas opções são preferíveis à penalização da função pública e ao aumento do IVA. Mais uma vez, foi claro e conclusivo no diagnóstico de que o Governo de Sócrates escolheu o caminho errado.

Para terminar, não esqueceu o aumento da idade da reforma - lembrando como Sócrates era contra tal medida, mesmo entendendo que esta só se aplicaria a pessoas com menos de 40 anos, salvaguardando os direitos adquiridos - e dos privilégios que gozam alguns dos políticos que impõem aos outros medidas difíceis.

Santana está vivo. Bem vivo e, de facto, ele anda por aí e vai voltar!

2 comentários:

crack disse...

A menina está parva, ou virou santanette? Olhe que ainda não tem idade para isso!

DM em Caracas disse...

Eu vinha escrever o que o crack escreveu, por isso não me vou repetir...