domingo, abril 17, 2005

O ridículo de alguns*

Eu que ando numa crise de inspiração mas que, ainda assim, continuo a ser uma menina preocupada com os demais (sobretudo com os meus colegas de Bloggosfera), decidi que devia dar uma ajuda aos correctores oficiais do Reino, dando-lhes assunto (e pretexto) para umas quantas postas a publicar ao longo da semana! (Porque também eles andam num mau momento de inspiração - que é feito das Tágides? - e aquelas cabecitas, em curto-circuito, já não vão mais longe do que a correcção ortográfica de textos alheios!).

Com esse pretexto, e apenas esse, tenho-vos a dizer que, embora loura e detentora de apenas dois neurónios, a saber o Tico e o Teco (que por razões pessoais se incompatibilizaram praticamente logo a seguir ao meu nascimento sendo, portanto, que quando um está em efectividade de funções o outro se encontra ausente em parte incerta!) eu gosto de ler!

Um dos meus autores preferidos, a nível nacional, é, sem dúvida, o grande Essa de Queirós, o conhecido autor do livro «Viagens na Minha Terra» que conta a triste história de amor entre Simão e Teresa (com o sofrimento da pobre Mariana à mistura!). Já no campo da poesia, gosto particularmente de Fernando Peçou-a o autor do poema épico «As causas da decadência dos povos peninsulares» contado na primeira pessoa pelo Gigante Adamastor em conversa com Bartolomeu Dias.

Não posso dizer que goste particularmente do estilo neo-clássico de Camilo Peçanha preferindo, claramente, o género, mais intimista e vincadamente optimista de Sofia de Melo Braynner (tem ainda outro nome, mas é de difícil redacção e eu não quero dar erros!) ou de Flor Bela. Sou também fã da literatura modernista de Boucage e das cantigas de amigo do galaico-português Gilvissente. Sem esquecer aquele grande vulto da literatura pop o Antero do Quem e Tal (o próprio nome dele é um trocadilho com o famoso «ah e tal», 'tão' a ver?)

No fundo, no fundo, sou uma miúda muito ligada à Coltura!

______________________
* Este texto é uma sátira com todos aqueles que, puritanos da língua, se entretêm a corrigir gralhas alheias como se estas fossem ofensas imperdoáveis à língua de Camões. Têm aqui pano para mangas! Enjoy yourselves!

20 comentários:

Anônimo disse...

Fabuloso!

Anônimo disse...

GRANDE BSC

DM em Caracas disse...

Escreveste mal Camones...

BSC disse...

Dioguito, na nota era suposto escrever bem para os senhores não acharem que eu sou mesmo burra...


LOL

Anônimo disse...

Das óbras menssionadas, da que mais goustu é das Viajems do Essa com o Simeaõ.

Zé Pedro Silva disse...

"tives-te" bem Bia, "arrebentástios" todos...

Anônimo disse...

Do melhor que tenho lido nos últimos tempos.
BSC, tás lá!

Anônimo disse...

o post é patético, vulgar e muito pobre. A estória do tico é algo verdadeiramente idiota e básico, a soar a piadinha de revista. de notar bsc que para além de min poucos mais serão os que partilharão do meu pensamento pois este blog é muito pouco visto e/ou recomendável com exepção dos comentários habituais dos amiguinhos. P.S. Não apagues este comentário ok?

Anônimo disse...

BSC,

a verdade é que o que tanto critica nos outros - e que pode, de facto, ser criticável - a tal obsessão pela forma é o seu próprio vício. Dedica-se a ridicularizar o nome da moção a apresentar ao congresso pela JP (o ah e tal), mas nem se deu ao trabalho de perceber o porquê de tal designação. E olhe que bastava ler a introdução da mesma para ficar esclarecida. Se não bastasse, prefere usar a blogosfera como campo de ataque político, em vez de se dirigir aos meios próprios da jota para o fazer. Muito pobre, muito amanteigado, muito triste.

Miguel

PS. Já agora um conselho. Que tal deixar de se anunciar ao mundo como hiper-inteligente? É que, de facto, salvo prova em contrário, não o é manifestamente.

DM em Caracas disse...

Miguel,

Como filiado da JP, estou o mais possível ao lado quer da direcção nacional, quer da distrital e concelhia de Lisboa (dado que vivo em Lisboa), mas uma moção que se intitula "ah e tal" está mesmo a pedir para não ser lida. Se o título é uma galhofeira e eu não tenho muito tempo para ler galhofices, prefiro não ler.
É pena, mas da próxima vez ponham um título a sério.
É que a apresentação conta muito. Se não contasse, não me dava ao incómodo de vir todos os dias para o escritório de gravata. Da mesma forma, se o Miguel for a um casamento não vai da calças de ganga e Tshirt, pois não?
Pois então, uma moção que se quer séria, tem que começar pelo título, para também poder ser levada a sério.

André Barbosa disse...

É verdade (em relação aos comentários anteriores: à mulher de César não lhe baste ser séria, também tem de o parecer).

Parabéns Bi! =)

Anônimo disse...

Caro Diogo,

é pena que critique sem ler. Maior pena é que o admita. Faz de si um tonto. O título é intencional. Encontrará a explicação na Introdução à mesma. Mas quem se acha dono da verdade tem estes problemas. Cada vez mais sós, estes meninos da concelhia de Lisboa são uns tontos do pior. Muito maus mesmo. Mas quem lê o UGAD não poderia esperar deles muito mais...

Miguel

Anônimo disse...

Caro Diogo,

deixe de ser ridículo. Leia a moção e depois falamos dela. Cresca e apareça!

Duarte Silva Santos

Anônimo disse...

Beatriz
Deu-lhes pano para mangas, mas, como na estória do saloio, eles fizeram carapuças... e enfiaram-nas, até às orelhas (de burro)!
Está no bom caminho, é a prova.

Zé Pedro Silva disse...

Eu quero dirigir-me às mentes brilhantes que vêm aqui insultar os outros. Em primeiro lugar, é notável virem aqui falar da moção da JP, quando o post da Beatriz não é sobre esse assunto.
Mas, meus caros, do alto da vossa magnificência, com que brindam a intelectualidade da discussão lendo todas as moções, deixem-me que este estúpido (que não concorda com o nome da moção) vos diga uma coisa. A vossa soberba inteligência devia fazer com que não concordassem com uma moção que tem de explicar o título. Ou seja, o Miguel vem a terreiro dizer que o nome da moção está explicado na introdução. Ora que bom. Acredito que na moção estejam explicadas muitas outras coisas.
O que ele se esquece, é que a maior parte das pessoas só conhecerá o nome e não terão oportunidade de ouvir as sábias opiniões destes doutos políticos de juventude. E só lendo o nome, é francamente patético. “Ah e tal, porque é jovem”. Mesmo depois de ler a introdução, continua a ser patético, mas por obséquio, que nome mais intensamente cretino. Mas eu, não absorvido por tanta inteligência como Vossas Excelências, explico-me. O nome é ridículo porque se trata de uma peça de um grupo cómico que ridiculariza os jovens. O nome é ridículo porque se trata de uma peça cómica de um grupo que participa em acções do Bloco de Esquerda. O nome é ridículo porque não transmite uma imagem de seriedade e credibilidade (que a JP tanto precisa). O nome é ridículo porque ridículos são aqueles que lho deram.
E vocês podem andar pela blogosfera toda a defender a “introdução que explica o título”. Uma coisa é certa. A imagem da JP está pelas ruas da amargura, e vocês (mais as vossas brilhantes explicações) são os grandes responsáveis!

Quando o Presidente João Almeida acusou o Sousa Franco de "ser um careca de óculos estranhos", tenho a certeza que vocês também tinham exemplares explicações. Mas, pobre de vocês, que os outros estúpidos todos não percebem o vosso brilhantismo.

Anônimo disse...

Cada vez mais sós.

Somos cada vez mais. Temos 44 pessoas a trabalhar directamente na Concelhia.

Há aqui uma contradição ou não.

É o mesmo que dizer que o Benfica está cada vez mais perto do título.

Um grande abraço

Carlos Oliveira Andrade

Anônimo disse...

Cala-te carlos, tu és repugnante

Anônimo disse...

Este comentário, dirige-se aos seres 'repugnantes' que se 'aproveitam' da cobardia concedida pela internet, para que se 'escondam' no anonimato e, ao Sr. Duarte Silva Santos.
Isolados ou não, gostava de ouvir esses comentários com algo que falta a toda a DN da Jp e afins... Coragem e frontalide! É possível que com tanta 'irreverência' se tenham perdido alguns valores.

I.Rogeiro disse...

Depois de ter ouvido falar desta pequena troca de insultos, tive de vir confirmar! Sim, porque não acreditei quando me disseram... A Beatriz burra?? O Carlos repugnante? Tenho de dizer o que não digo muito: LOL ! Aposto que era uma piada...
Bein, coanto ao póste muinto cómico BSC! Apesar de eu achar muito bem que se corrijam erros de português a quem os dá... afinal, que bem maior podemos, portugueses, ter, do que a nossa espectacular Língua?
Carlos, de repugnante não tem nada mas quero deixar mesmo claro que o Benfica está mto próximo do título... ;)

Anônimo disse...

Ouvi por aí dizer que se chamou pedófilo ao Carlos... (vá-se lá saber porquê...)
Gostava de ter visto esse comentário para poder responder prontamente: quem dera às criancinhas que fosse, quem dera!...