quarta-feira, abril 06, 2005

A 'Beatriz do SLIH'


Hoje comecei o dia a ler um curiosíssimo email no qual, ao referir-se a duas pessoas, o autor colocava, entre parêntesis, os nomes dos seus respectivos Blogs. Este género de apresentação, que já não é inédita, conduziu-me a uma reflexão que acho que faz algum sentido… Hoje em dia parece que a personalidade jurídica já não se adquire com o «nascimento completo e com vida» (que foi feito de ti artigo 66.º do Código Civil?) mas com a «criação bem sucedida e manutenção permanente de um Blog»!
Caso prático: eu já percebi que, para muita gente, eu sou a Beatriz (ou a BSC) do Some Like it Hot. Pouco importa o nome que os meus pais me deram, o que faço da vida, onde estudei ou a que organizações pertenço! O que conta é que sou a ‘Beatriz do SLIH’. Mais nada!
Curioso é, também, olhar para a minha ‘Bloggsfera Amiga’ e poder falar do Adolfo da Arte da Fuga, da Vânia d’ A Loucura Pega-se, do Miguel do Bar do Moe, do Diogo do Blogadíssimo, do André do Dandy, da Patrícia dos Episódios Mirabolantes, da Inês do Flying Circus, do Zé do Lobbi do Chá, da Rita d’ O Céu é o Limite, do Paulo, do Rodrigo, da Inês e todos os outros d’ O Acidental ou do Tiago d’ O Idealista! Sem nunca esquecer aqueles queridos do 'meu' Uma Geração às Direitas! O Nuno, o Carlos, o Diogo, o Francisco, a Catarina, o outro Nuno, os Miguéis e tantos outros amigos que são as restantes ‘mãos’ que fazem o UGAD!
O que pretendo dizer com tudo isto? Que hoje em dia, os Blogs são uma parte de exposição pública de uma vida totalmente anónima para 'o grande público'. Quantas pessoas, que não fazem ideia de quem sou, saberão, hoje, que a ‘Beatriz do SLIH’ é advogada estagiária e andou a fazer exames (e até sabem as notas!)? Que a ‘Beatriz do SLIH’ é do CDS e trabalhou com Paulo Portas? Que a ‘Beatriz do SLIH’ é do Sporting e ferrenha da Selecção Nacional? Que a Beatriz do SLIH andou na Católica e até a média com que acabou o curso? Quantas pessoas que nunca comigo se cruzaram (e que provavelmente nunca se cruzarão) sabem de que músicas gosta, que filmes vê, quais os poemas preferidos e os locais de sonho da ‘Beatriz do SLIH’?
Um Blog é, assim, uma janela entreaberta (embora eu a controle e até a possa manipular!) sobre uma personalidade muitas vezes totalmente anónima para o ‘mundo’! Janela que cria uma ideia que projectamos para aqueles que nunca nos viram, mas que começam a acompanhar estes diários pouco intimistas mas, ainda assim, reveladores…
Conclusão: eu não gosto, nada mesmo, de ser a ‘Beatriz do SLIH’. Gosto de ser Beatriz, a que adquiriu personalidade jurídica no dia 15 de Setembro de 1981 (ficam a saber a data de nascimento!) e que para a familía e para os amigos é, simplesmente, a Bi (e ficam saber o petit non também!)!

25 comentários:

André Barbosa disse...

Não entendo muito de Leis, mas penso que a querida Beatriz adquiriu personalidade jurídica antes do dia do seu nascimento...caso contrário, as nossas lutas partidárias eram mais gravosas. Tenho razão? Risos. E sim, és toda A Beatriz e não só a Beatriz "Like Hot" ;) 1 kiss e até para a semana?

crack disse...

Bonito.
Aborda a importância dos blogues, numa perspectiva muito interessante.

Anônimo disse...

Bizinha até a Charlotte te agradece! Não sei se já viste...;))
beijo

Anônimo disse...

Miúda, o k tu keres sabemos nós! :) :) :)
beijokas

Anônimo disse...

Oh Beatriz do SLIH, já pensaste em tirar aquela fitinha ali do canto?

pauloabx disse...

A seguir ao Zé Maria e ao Telmo do Big Brother, ao Zé dos Ídolos e a esses todos, agora surge este novo fenómeno... Reparem que, ao bom estilo latino, são todos conhecidos pelo primeiro nome... é verdade, eu sei que não queres, mas para muitos milhares(há que ser optimista) vais ficar a Beatriz do SLIH... A fama nunca é muito pessoal...
O Paulo do Test Tube

Reisoca disse...

Eu sei responder a essas Pgt todas e sabes Pk? Pk p mim és a BI, a minha AMIGA BI! És mt mais k este Blog e mt melhor do k os outros possam pensar de Ti. E como o mais importante é a opinião dos nossos Amigos, dos k gostam de nós aki tens a minha: Sou tua amiga e tu és minha e isso Basta-me!

Anônimo disse...

Ó Beatriz. Não importa os que os outros digam quem és.

O que importa é que existe, que o seu "bolg" existe.

E que a Beatriz é.... simplemente a "Beatriz".

E, eu posso dizer, obrigado por existires!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Bi, não sei o que te deu na cabeça para emitires este post. Mais uma panca das tuas. Não encontro nada de muito relevante, mas ok, apeteceu-te este desabafo.
Ó amiga, são vicissitudes destas andanças - aqui és a Beatriz do SLIH. Não me parece que isso seja limitador de alguma coisa, é apenas a referência neste espaço bloguístico.
Claro que és muito mais que isso, mas alguém disse o contrário?

Alguém resolveu meter-se com a Reis, a chamá-la de cínica e a dizer que tem um aspecto de um peixe.
Eu acho engraçado essas pessoas que vêm para aqui insultar as outras, quando têm a imoralidade de se esconderem cobardemente no anonimato.
E se fossem crescidinhos, dessem a cara e deixassem de brincar aos insultos? Parecem miúdos da 3ª classe!

DM em Caracas disse...

Aqui entre nós, cara Bizita, não me parece que os blogs se "colem" a nós. Com certeza ninguém pensará que somos apenas o que escrevemos e que pensamos apenas o que aparece no nosso blog.
Damo-nos tão pouco a conhecer na blogosfera que alguém até pode ter a pretensão de achar que a Cat Reis é cínica e tem cara de peixe(de peixe!!!) sem a conhecer e sem assinar o insulto.

BSC disse...

André, Joaninha, Catarina, Francisco e Diogo, vocês são uns queridos! Eu sei que para vocês sou a Bi, de quem vocês sabem o que aqui lêem e muito, muito mais (non è vero?)! ;)

André, quanto à personalidade jurídica, de iure constituto , o 66.º do Código Civil estabelece que a personalidade jurídica «adquire-se no momento do nascimento completo e com vida». De iure constituendo há quem entenda que a lei deveria alargar a personalidade jurídica aos nascituros (uma proposta em tempos feita pelo Grupo Parlamentar do CDS. Tal entendimento é, porém, minoritário na doutrina.

Anônimo disse...

Se este post não é relevante, menos relevante é o comentário que o critica. Ou será que o comentário se deve à necessidade de aparecer, de ver e ser visto? Publicidade gratuita!

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

Há pessoas que não percebem mesmo nada e contradizem-se com uma facilidade espantosa.
O post de facto não é relevante e por si só não mereceria um comentário meu. Estranho é que tenha merecido o de um anónimo que também não o acha relevante e ainda se digna comentar comentários que considera menos relevantes ainda. Fantástico.
Vim em apoio à minha amiga Reis. Já que cá estava, aproveitei e comentei o post. Nada de extraordinário.
Mas no mundo não abundam os inteligentes e os francos, eu sei, pelo que tenho que aceitar que nem todos compreendam.

BSC disse...

Até hoje nunca apaguei um comentário, porque sempre entendi que devemos ser plurais e ter poder de encaixe suficiente para aceitar críticas.

Como todos sabem há vários comentários neste BLOG, invariavelmente anónimos, que são desagradáveis, menos cordatos e alguns até ofensivos. Nunca apaguei nenhum.

Até hoje.

Hoje quebro essa regra de ouro nesta casa porque os insultos não me são dirigidos, mas a pessoa que muito prezo. A amigos meus! E isso não admito nem nunca admitirei!Muito menos vindos de alguém que não assume a sua identidade.

Pessoas como o senhor anónimo das 5.45 não têm lugar neste BLOG.

Anônimo disse...

Meu caro palhaço das maiúsculas, desapareça daqui porque não faz falta nenhuma! Se tem alguns problemas mal resolvidos, deixo-lhe um conselho: ponha a sua leve cabeça dentro de uma sanita e puxe o autoclismo. Pode ser que além de a lavar, consiga juntar os seus neurónios aos irmãos há tanto tempo perdidos pelos esgotos deste mundo...
Bia, não tires este post. Pode ser que sirve de repelente contra as melgas que atacam os blogues.

Anônimo disse...

Escrevi o comentário anterior como anónimo para responder com as mesmas armas do palhaço (ou monteirista, como preferirem) das maiúsculas.

BSC disse...

Obrigada a ti que sabes que eu sei quem és!
;)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Antes de saíres tu com a bsc, oh palhaço, estou cá eu. E quanto à aparência, eu gosto, meu grande idiota. O teu problema é que o mundo é todo feio para ti. O Hitler também tinha preconceitos contra pessoas que não eram de raça ariana. Levasta muitas tampas, foi? Deves ser feio como a merda! E, já agora, falas muito na Chica... Será que afinal tu é que és o gay, meu panilas?

Anônimo disse...

Os debates aqui no blog da Bi do SLIH estão a atingir um nível verdadeiramente surpreendente. Parabéns a todos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Zé Pedro Silva disse...

Isto está um pouco pesado por aqui.

Eu tenho uma sugestão... Combinem um duelo, como nos tempos de liceu.

Zé Pedro Silva disse...

Beatriz...

Digam o que disserem, estás em grande. Tens aqui um excelente blogue, tirando a cor rosa (que me mata) e o endereço (que te fazia chumbar qualquer cadeira de marketing).

Mas este teu amigo é leitor assíduo e apreciador do que aqui se escreve.

Post Scriptum: em relação às ofensas, são tão más as do anónimo como o conteúdo de algumas respostas. Eu limpava tudo!


JCS

BSC disse...

Zé, o endereço não é culpa minha mas de uma tonta que deixou de escrever nos idos de 2002 e ainda assim me ocupou o somelikeithot.blogspot.com!

Quanto ao rosa, eu gosto, que fazer????

O conselho é bom... acho que vou censurar algumas das respostas também!