sexta-feira, março 18, 2005

O Índice

Eis uma coisa que quero ler atentamente.

Só li o índice, mas tenho já algumas dúvidas, algumas curiosidades e algumas preocupações...

Dúvidas em relação ao plano tecnológico continuar a assumir importância fundamental no Programa do Governo (é tema de abertura!) e pouco se saber sobre ele... e à importância atribuída às autarquias. Será por causa das eleições que se aproximam?

Curiosidade de saber o que vou encontrar no capítulo dedicado ao investimento e às empresas e num outro sobre a consolidação das finanças públicas ! O facto do 'investimento privado' anteceder as 'políticas públicas' para controlo do défice parece-me demasiado 'neo-liberal' para um governo socialista, mas tenho mesmo que ler! Tenho também alguma curiosidade para descobrir como se pretende 'qualificar a democracia'!

Porém, bem mais grave são as preocupações com que fico pela mera leitura do índice!
Preocupação por constatar que a política externa e a política de defesa aparecerem, apenas, no último capítulo, como que parentes pobres renegados para a mesa da criadagem! Quererá isto dizer que tais políticas, fulcrais em qualquer Nação soberana estão subalternizadas a todas as outras? Preocupação maior provoca o capítulo entitulado «Famílias, Igualdade e Tolerância» cujo ponto 4. tem o sugestivo título «política de verdade para a Interrupção Voluntária da Gravidez» e o ponto 5. fala de «Política de não-discriminação»... Pode estar aqui a abertura de uma verdadeira caixa de Pandora.

E tudo isto são considerações feitas ao correr da pena, pela leitura do índice. Que terei a dizer depois de analisar o conteúdo??

Nenhum comentário: