sexta-feira, março 18, 2005

Gone With the Wind

Image hosted by Photobucket.com

A semana passada comprei o DVD do meu filme preferido... ainda não tive tempo de o rever, pela milionésima vez, mas tenho visto os 'extras', que são extraordinários...
Confesso que, desde sempre, que esta história me fascina. Sobretudo as personagens da Scarlet e do Rhett Butler. Scarlet, menina mimada transformada em heroína, vive numa ilusão por si criada que a faz acreditar que ama uma fantasia impossível, quando tem mesmo ao seu lado aquele que deseja. Rhett, o homem pragmático e sem ilusões, pelo contrário, acreditou e lutou, sempre, pelo amor da mulher por quem se apaixonou e perdeu!
Podemos dizer que ela era romântica e ele era um cínico. Errado. Eram ambos iguais, pessoas que acreditavam no amor incondicional e lutavam por ele embora das formas mais erradas e sem ver, por vezes, o essencial! No fundo, como tantas vezes Rhett repete, eles formavam o par perfeito porque eram iguais - «You are no gentleman! And you Miss, are no lady!»
Nesta história, à semelhança do que tantas vezes se passa na vida, quando um descobriu que amava, o outro já tinha partido! (Há uma frase que diz que no amor raramente sentimos da mesma maneira e ao mesmo tempo! Nada mais adequado à história de Scarlet e Rhett!)
No fim da história ambos perdem! Mas mesmo com um final que é exactamente o contrário do típico 'happy ending' americano, eu vejo uma promessa de futuro naquela cena final. Futuro para além da dor e da rejeição. Futuro nascido do sofrimento de ambos e da certeza do amor que os unia.
Cada um lê o final à sua maneira e eu tenho uma tendência natural para gostar de finais felizes!

2 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre concordo contigo, já vis este filme dezena de vezes e, continuo a chorar tanto como da primeira vez. Os encontros, e principalmente os DESENCONTROS entre os dois. Fáz lembarar a minha vida....Sempre que encontro (me) há um desencontro.........
O meu "timing" nunca é igual.

Anônimo disse...

Como sempre concordo contigo, já vis este filme dezena de vezes e, continuo a chorar tanto como da primeira vez. Os encontros, e principalmente os DESENCONTROS entre os dois. Fáz lembarar a minha vida....Sempre que encontro (me) há um desencontro.........
O meu "timing" nunca é igual.