quarta-feira, janeiro 19, 2005

TROIA



Este fim de semana estive a ver o filme «Tróia» e tenho a dizer-vos que gostei imenso. Não apenas vale a pena pelo Aquilles (Brad Pitt), pelo Páris (Orlando Bloom) e pelo Hector (Eric Bana), como o filme, em si, é uma boa recriação da história de Aquilles e da guerra de Tróia.
Sobretudo ganha muito com a comparação com o épico mais do que amaricado que é Alexandre!
Mais um a vez confirmei o que sempre achei, os gregos eram uns estúpidos e os troianos mereciam ganhar. Páris era um idiota que arrastou todo um povo para a guerra por capricho e Helena era uma falsa! Aquilles era um herói, que esteve do lado errado, e que lutava mais por 'paixão' do que por convicção.
E se há coisa que me deixa contente (e no filme só se insinua) é saber que Eneias, herói troiano filho da deusa Juno, depois da queda de Tróia fugiu para a península Itálica, onde casou com Lavínia e deu origem ao povo Romano que, séculos depois, conquistou os gregos! (eh eh eh!) Eneias esse que, reza a lenda, é antepassado de Júlio César, militar, estratega e político muito mais importante que o amaricado Alexandre, dito o Grande!

Um comentário:

elisa disse...

Fico muito contente com que tenhas gostado do filme. Afinal, um bom momento de entretenimento faz sempre bem. Só não nos podemos esquecer de um pequeno detalhe, aquilo não é, nem de perto nem de longe, a Ilíada... Por variados motivos que se retiram muito facilmente da leitura do texto. Há-de sair uma boa tradução portuguesa em breve. Os espanhóis, é claro, têm uma muito boa, da editora Gredos. Mas há naturalmente as edições inglesas, ou alemãs para os mais corajosos. Melhor que isso tudo era tentar o grego ;-) Convém também não esquecer que esta não é uma história de bons e maus, isso são os filmes americanos. A Ilíada é outra coisa.
Beijinho grande!
E obrigada pelo link.