quinta-feira, agosto 19, 2004

Relatório Maioritário (ainda sobre Cambridge!)

Recentemente regressada de Cambridge, onde (como todos já sabem) fui fazer um Summer Course em Relações Internacionais, eis que é a altura de fazer um balanço bloggosférico (o relato minucioso já foi feito à família e aos amigos por mail, postal, telefone e conversas ao vivo e a cores!) do que foram aqueles 15 dias.

Pois bem, foram 15 dias em que tive aulas (30 aulas de 90 minutos cada) dividindo-se por 3 cursos breves:

The Defense of the Realm: Nato and the European Union
Britain and the Dictators
Britain and the Second World War

Não posso dizer que fossem extraordinárias ou fora do normal… mas talvez as minhas expectativas do que seriam os professores de Cambridge fossem demasiado altas! Mas enfim, foram muito interessantes e fizeram-me pensar em temas diferentes daqueles que andei a estudar durante 5 anos (ali não havia códigos, artigos, jurisprudência ou interpretação da lei!)

Para além das aulas, foram 15 dias em que experimentei o que é ser uma estudante estrangeira numa cidade que é de toda a gente. Nas ruas ouvem-se todas as línguas e ao jantar estamos com um alemão do lado direito, com um espanhol do lado esquerdo e um japonês à nossa frente! (Se queria aproveitar estes dias para apanhar a pronúncia tipicamente britânica os planos saíram-me totalmente estragados porque só ouvia inglês na boca de gregos, russos, japoneses, americanos, espanhóis e italianos!) Mas foram 15 diz que valeram pelo que aprendi (mesmo que discorde de algumas das coisas que ouvi!), pelas pessoas que conheci, os passeios, as gargalhadas, os teatros, os pub’s, os concertos, enfim, tudo o que podemos aproveitar numa cidade universitária a fervilhar de vida e de cultura como é Cambridge!

O que mais gostei:

* Cambridge, uma cidade fabulosa que quanto mais conhecemos mais gostamos! Linda, sobretudo os seus imensos jardins e o Rio Cam onde é tão ‘romântico’ passear (parece Veneza!). Os famosos barcos são os Punts e o ‘desporto’ chama-se punting! Todos os anos há uma corrida de Punts entre os vários Colleges e uma outra, em Londres, entre as universidades de Oxford e Cambridge.
Há ainda os Colleges medievais, com aquela arquitectura fabulosa, sobretudo o King’s College, o Trinity e o St. John’s
(todos seguidos na King’s Road); as famosas pontes quer a Bridge of Sights quer a Mathematical Bridge… lindo! Vale mesmo a pena visitar a cidade, nem que seja só por um dia (e tem a vantagem de estar a 50 minutos, de comboio, de Londres!)

* as pessoas que conheci, sejam o amigo espanhol que já me prometeu uma visita guiada a Madrid em Setembro (um querido, apesar de ser espanhol – 'tá bem' Diogo?); o sempre correcto e reservado diplomata japonês; a russa que achava que todos eram espiões; o inglês com aquele humor tão típicamente britânico; a advogada grega que sempre que podia defendia os alemães; os americanos, com a mania que eram os donos do mundo mas muito divertidos; os italianos com aquela maneira tão engraçada de falarem inglês… enfim, imensa gente tão diferente mas que ali criou laços e vai deixar saudades!

* o The Eagle, um Pub dos tempos da II Guerra Mundial que é um lugar fabuloso onde podemos encontrar várias ‘relíquias’ desses tempos e uma sala fantástica que tem, gravados no tecto, todos os nomes dos pilotos da RAF que ali se reuniam antes de enfrentarem o inimigo alemão (não esquecer que East Anglia foi um importante cenário na Guerra da Inglaterra).

* A noite em que tentei aprender a dançar Ceileigh, a dança tradicional escocesa,. Fiquei arrasada (parecendo que não aquilo cansa!) mas diverti-me imenso… sobretudo teve uma graça especial por tudo se ter passado no Dinning Hall do Selwyn College, uma sala que tem todo o charme necessário para acompanhar as Pan Pipes e os senhores com as vestes tradicionais!

* O 'meu' College, Newnham College, um dos mais recentes em Cambridge, já do século XIX! Não tem o charme de outros mas tem dos mais bonitos jardins em Cambridge (como era bom estar lá a ler, a ouvir música ou a conversar!). Os meus vizinhos de porta, no 216 e no 218 eram, respectivamente, o Karl e o António que deviam acordar, todos os dias, com o meu alarme do telemóvel: o Hino de Portugal!!!! (Home far away from Home!)

* O acesso à Internet nos computadores da Universidade, sem restrição do tempo de utilização (como nos cyber cafés)! Era óptimo para por a conversa em dia com os ‘tugas’, quer no sempre útil Messenger (thanks e-messenger!), quer pela via mais tradicional dos mails (obrigada ‘grupinho dos mails’ pela companhia!).


O que menos gostei:

* A casa de banho partilhada. Não dá jeito nenhum… sobretudo quando de manhã toda a gente quer tomar banho e só há dois chuveiros para 15 quartos!

* Ter que acordar cedo… as primeiras aulas, sobre a Nato, eram às nove! Mas com um café duplo lá se conseguia aguentar!

* Ter apanhado um escaldão só de andar a 'passear' de Punt! No final de contas (e depois de várias camadas de after sun!) até foi divertido: a partir daí ninguém dizia que eu era Portuguesa!!!!

* Os preços… Inglaterra é um país caríssimo em que se gastam fortunas! Um café expresso eram £95 o que dá cerca de 1,35€… convenhamos que custa pagar! E uma refeição ‘minimalista’ (tipo uma sandes mal amanhada, uma água e uma fruta) não se fazia por menos de £5 o que serão cerca de 7,5€! E há ainda o Harrods com as suas coisas lindas mas imoralmente caras… só mesmo para ver!

6 comentários:

Anônimo disse...

CUIDADO que anda de acusam outra vez de snob. sabes qd nas ferias n se faz o que queremos mas o que nos mandam, é assim........... mta inveja.

Anônimo disse...

É verdade, Sr. Anónimo 1. A autora devia ter mais cuidado! Mas cada um tem as férias que merece!

Não sei porque talvez para o ano haja pelo menos mais uma alma interessada em ir para as Summer Schools de Cambridge!

;)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Bem no final só tive pena de uma coisa, da frase em que te orgulhavas que ao fim dessas despretensiosas e impreteríveis “””férias””” tenhas dito que que já não denotavam que eras portuguesa.

Deixa-me um comentário de desagrado a isso. As portuguesas valem mil vezes mais que qualquer british girl. E sabes porquê? Pela sua entrega e alegria. Portuguesa sim orgulha-te disso. E nunca o renegues. Tu perante 30 British girl’s escolhia-te a ti.

Assin: Arthe

crack disse...

«... uma gaivota voava, voava...»

Excelente, e verdadeiramente tranquilizador para mim!
Continua a voar sempre assim.

crack disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.