quinta-feira, agosto 12, 2004

Fahrenheit 9/11

Este e o filme do momento, nao apenas em Portugal mas um pouco por todo o mundo! Eu ainda nao vi e confesso que nenhuma curiosidade tenho em ver. Porque? Porque na generalidade dos casos, tratando-se de 'desinformacao', 'manipulacao' ou 'contra-informacao', prefiro a ficcao, tipo James Bond ou Mission Impossible, a pseudo documentarios como os que Michael Moore gosta de realizar. (Para dizer a verdade Michael Moore nao gosta de realizar documentarios, gosta sim de criar ficcao, escrever argumentos e filma-los... so assim se compreende a sua apetencia pelos Oscars e a sua mania de contar os factos a sua maneira. Isso nao e fazer um documentario. E escrever um argumento ficcionado baseado em factos reais!)
Ha dois dias, um grupo de colegas da Summer School (americanos, franceses, japoneses, espanhois, etc...) estava a combinar uma ida ao cinema para ver o filme Catwoman que supostamente estreou em inglaterra na sexta feira passada. Pois bem, quando quisemos comprar bilhetes soubemos que apesar da Premiere ter sido no dia 5, o filme so estreia para o publico em geral amanha (curiosidades de um pais de gente louca!). Foi entao necessario trocar de filme e qual o que toda a gente queria ver? Fahrenheit 9/11! E verdade!
Aquilo deixou-me espantada e desde entao tenho feito uma especie de poll entre os americanos, sobretudo, a saber o que pensam eles da Administracao Bush e quais as suas intencoes de voto nas eleicoes de Novembro. Pois bem, cheguei a varias conclusoes:

  • a maioria dos meus colegas americanos nao gostam do Presidente Bush mas tambem nao gostam do candidato John Kerry (embora seja o mal menor, no momento, na opiniao deles);
  • os americanos estao profundamente convencidos que vai haver um ataque a escala do 9/11 nos proximos tempos na America, dizendo que provavelmente sera pouco tempo antes das eleicoes;
  • a opiniao publica americana e maioritariamente a favor de que tropas continuem no Iraque ate a situacao estar mais controlada;
  • a maioria esta convencida que o Presidente Bush nao tem qualquer hipotese de reeleicao.

Paralelamente a estas conclusoes sobre a situacao politica actual na America, eu tentei aproveitar as conversas com os americanos para esclarecer uma duvida que tenho ha muito tempo: quais as principais diferencas entre Republicanos e Democratas. Nenhum foi capaz de me explicar cabalmente. Talvez pelo facto de todos aqueles com quem falei estarem inscritos como 'independants', votando ora nos Republicanos ora nos Democratas consoante o carisma e o charme do candidato. Interessante saber que isto se passa na maior democracia do mundo... e ainda estamos nos preocupados por termos um Dandy como Primeiro Ministro!

2 comentários:

crack disse...

Bush e Kerry, Estica e Bucha, bahh!...são americanos, está tudo dito!

Quanto a termos um dandy como primeiro ministro, qual seria o mal? Desde que tivéssemos primeiro ministro!

Zé Pedro Silva disse...

O problema é mesmo esse: os americanos votarem com base no carisma e charme. Admitindo essa tua amostra, prova bem a razão dos Bush's chegarem ao poder numa criação de democracia iliberal.