quinta-feira, julho 22, 2004

E eis que chegaram ao fim...

Foram 5 anos de estudo, com muitos exames, orais e trabalhos. 5 anos de alegria quando tinha a nota que considerava justa e de tristeza quando percebia que tinha ficado àquem. 5 anos em que tive sucessos inesperados e em que falhei quando menos esperava. 5 anos em que aprendi as lições da vida e muitas vezes me esqueci de ler as páginas fundamentais do livro. 5 anos em que aprendi que com trabalho tudo conseguimos e em que me apercebi que a sorte às vezes é determinante. 5 anos de noites perdidas a estudar, de definições decoradas à porta da sala da oral, da ansiedade de saber uma nota e do stress de entregar um trabalho no dia marcado. 5 anos de amizades, cumplicidades e provas de dedicação e companheirismo! 5 anos de trabalho árduo mas feitos, também, de muitas gargalhadas no bar de direito e na sala oval! 5 anos que deram para descobrir gente fantástica, para conhecer amigos que acredito (tenho quase a certeza!) que serão para a vida toda e, igualmente, para ter algumas decepções e desilusões! 5 anos em que chorei por causa de uma injustiça e em que gritei de felicidade quando triunfei. 5 anos de segredos e confidências partilhados e de sonhos e projectos feitos em conjunto. 5 anos que me fizeram aprender alguma coisa sobre direito e aquela que é a lição fundamental para o jurista: não há caso em que a doutrina não divirja! 5 anos de manuais, sebentas, apontamentos emprestados e explicações de última hora.
Enfim, 5 anos em que cresci e aprendi muito (sendo que, muitas vezes, as lições mais importantes não estavam, sequer, no manual no Professor!)
5 anos intensos, inteiros e, no final de contas, divertidos! Nunca pensei dizer isto mas foram 5 anos que deixarão saudades... tal como muitas das pessoas com quem me cruzei, num ritual quase diário, durante estes 5 anos! Pessoas com quem ri, com quem estudei, com quem me zanguei, com quem brinquei, com quem aprendi que construir uma amizade é uma grande aventura, mas maior aventura ainda será mantê-la intacta, inteira e forte, dia após dia!
Por isso, eu que achava que estava ansiosa por este dia afinal chego à conclusão que adoraria que houvesse mais um ano, e depois outro... Até os momentos mais difíceis que passei perdem um pouco o seu ar negro e feio e assumem contornos bem mais suaves! Por isso vem a saudade com tanta força... saudades do meu primeiro ano em que tudo era novo e aliciante; do segundo em que éramos todos alegres e despreocupados; do terceiro em que fui tão feliz e em que tão pouco pensei nas aulas (!); do quarto em que, no meio da tempestade, conheci os verdadeiros amigos; do quinto ano, o derradeiro, em que me preparei para voar! Saudades das lições que recebi e do muito que aprendi! Saudades das gargalhadas, das conversas, das discussões e até das polémicas, sempre acesas!
E eu que julgava que era fria e racional o suficiente para não me deixar abalar por estes eventos afinal não sou! Sou emotiva e não posso negar que um sorriso vale mais que 1000 palavras e que há uns quantos que ainda me tocam profundamente! Daí a nostalgia e a saudade... porque o importante são as pessoas e sei que, em relação a muitas delas, se encerra hoje um ciclo de convivência diária e intensa! Deixam saudade mas deixam também a sua marca que nunca esquecerei!

3 comentários:

LadyFullMoon disse...

Muitos Parabéns!
Não te esqueças de ir dando notícias...
A todos os outros ainda nos resta um ano de vida estudante, portanto terei que saber aproveitá-lo ao máximo!

Beijinhos grande

crack disse...

As lições mais importantes não estão, nunca, no manual de um professor. Importante, não é o que nos ensinam, é o que se é capaz de fazer com o que se aprende.
E esta constatação remete-nos para a que será, talvez, a mais importante lição de vida - sermos fiéis a nós próprios, em qualquer circunstância, com inteligência, com coragem, no profundo respeito pelos outros.

Anônimo disse...

Ainda bem que no final de contas foram 5 anos divertidos que, apesar de tudo e a ver pelo texto, deixam saudades...