sexta-feira, julho 16, 2004

Considerações sobre o novo Governo

Ainda a quente (a lista completa do novo elenco governamental acabou de ser apresentada!) cabe fazer tecer as primeiras considerações, que se reconduzem ao que considero mais positivo no novo elenco governamental:
 
1. É um Governo que ao contrário do que garantiam os profetas da desgraça (os Velhos do Restelo da Modernidade!) apresenta nomes fortes que indiciam rigor e garantem competência;
 
2. O CDS fica com 4 pastas todas elas de grande importância: a Defesa (pasta que já ocupávamos e na qual foram iniciadas importantíssimas reformas), as Finanças, o Ambiente e o Turismo (duas pastas da modernidade, viradas para o Futuro);
 
3. O Ministério da Segurança Social junta ao seu nome a Família e a Criança, uma indicação clara de que este Governo além de forte pendor social terá uma política integrada na área da família, o que já há muito devia acontecer;
 
4. Criação de um Ministério do Turismo, área económica que vai ganhando cada vez maior relevância e que pode vir a ser uma política decisiva nesta fase de retoma económica que agora timidamente se inicia;
 
5. Junção numa única pasta do Ambiente e Ordenamento do Território, áreas irmãs, que têm que ser pensadas de forma integrada. Aqui, ao contrário do que tem sido a reacção da esquerda, entendo que a escolha de Luís Nobre Guedes dará peso político à pasta (ou não fosse ele uma das mais importantes figuras do CDS-PP) o que é fundamental! Além de que um advogado estará sempre preparado para lidar com estas novas áreas ou não fosse o principal trabalho a fazer o legislativo!
 
6. A nomeação de Bagão Félix como Ministro das Finanças o que é um selo de qualidade e a garantia do rigor e da preocupação social. É um democrata-cristão que tem uma visão liberal, embora profundamente humanista, da economia o que o faz defender 'menos Estado', tanto ao nível da receita como da despesa.
 
 
Uma única nota 'negativa': tínhamos 4 Ministras, 2 delas em lugares cimeiros na hierarquia do Governo, e agora temos apenas 3, todas elas na segunda metade da 'tabela'. No entanto, como sempre defendi, as escolhas devem ser baseadas na competência e não em função do 'preenchimento de uma quota', por isso acredito que temos no Governo as melhores escolhas e que os dois anos que faltam para cumprir a lesgislatura vão comprovar isso mesmo!

6 comentários:

Anônimo disse...

Com tanto contorcionismo, a autora do blog ainda acaba no circo.

Anônimo disse...

Com tanto contorcionismo, a autora do blog ainda acaba no circo.

Anônimo disse...

Bem agora é que o PP fazia bem acabar com este governo. Meteu ministros do PP nos lugares cimeiros. É muito estranho, quando a esmola é muita o santo desconfia, já dizia a minha avó. Logo será que o Santana Lopes espera no fim dizer que a culpa é dos ministros do PP e do PP????

Vamos ver.

crack disse...

Se o anónimo 1 (um especialista na arte do espectáculo, pelo encore a que não resistiu), se fica pelo chavão de ser a política um circo, referência que já nem merece atenção, o anónimo 2, limitando-se ao que é mais imediatamente apreensível, aponta para uma possibilidade razoável - Santana «queima» o PP com pastas difíceis, serve-se disso para sair incólume e acabar em divórcio este casamento à força.
É possível, pode surtir efeito, mas não deixa de ser uma faca de dois gumes: ao PM cabe sempre a responsabilidade de qualquer desaire governativo e, a prazo, acaba por pagar por ele.
Nas circunstâncias, parece-me que a preocupação deveria ser outra - até onde pode ir um pequeno partido com pastas de importância estratégica como aquelas que o PP tem? Desiluda-se quem remete para menor importância o turismo e o ambiente; geridas com competência, pouco ruído e sentido de modernidade, podem fazer mais pelo PP do que outras bem mais vistosas; junte-se-lhes uma retoma efectiva e uma conjuntura internacional favorável ao descanso dos guerreiros, mais uma pitada de boas medidas para aqueles que há muito se sentem expoliados das preocupações sociais dos governantes e o PP poderia tornar-se um caso muito sério.
Mas talvez o risco não seja grande, porque lhes sobra em irrequietude o que lhes falta em calo e Saber Político (com letra grande, mesmo).
Foi nisto que Santana confiou, logo se verá se com razão.

Anônimo disse...

No circo acabas tu, oh Palhaço!

Anônimo disse...

Sou o 2º Anónimo e acredita que pelo menos um ministro (Bagão Félix) não está talhado para a Pasta que lhe foi atribuída.

Quanto ao """"meu"""" partido PP do qual faço parte como militante, só falo do que vejo e não do que supostamente devo ver.

Agora existe muitas linhas para levar em linha de conta. Uma dessas linhas é nunca falar antes do tempo. Não falo antes do tempo, apenas estou a alertar para o que possa aconteçer.

Assin: Arthe