quarta-feira, junho 16, 2004

Crónica de costumes, à laia Queiroziana, em torno da Blogosfera Nacional

A Blogosfera é algo que me fascina verdadeiramente, e quanto mais a vou conhecendo, maior é a perplexidade. Afinal os Portugueses gostam de escrever. Mais, gostam de partilhar o que pensam com os amigos, conhecidos e desconhecidos. Quererá isto dizer que somos todos escritores em potência, jornalistas sem redacção ou cronistas por descobrir???? Não sei, tenho até fortes dúvidas a este respeito. Há quem se aventure em abrir um Blog, pessoal, ostentando, qual novo rico que comprou o seu ‘títulosinho’, o seu nome em letras garrafais, para depois escrever coisas que não se entendem ou, pura e simplesmente , passar por lá de mês a mês para ‘tirar a febre ao doente’. Outros há que têm boa vontade, mas o que ‘postam’ é de tal pobreza que constrange. Não perceberão eles que mais vale fecharem para balanço, trespassar a loja ou, pura e simplesmente, acabar com o sonho de ter um BLOG????

Na verdade, por incrível que pareça (e parece, eu sei!) ainda há boas pessoas, interessantes e talentosas que não têm um Blog. A personalidade jurídica continua a adquir-se com o nascimento, completo e com vida, (artigo 66º do Código Civil!) e não com a criação de um Blog!!!!! Consequentemente, isto de ser Bloggista (ou Bloggeiro, com sotaque do Brasil!) não é para quem quer mas para quem pode!!!! Até condescendo que não fica bem ser um ‘Blog-excluído’, mas, acreditem, é bem pior ser um ‘Blog-falhado’!

É que isto de ser Bloggista não é para qualquer um - requer talento, imaginação, dedicação e ‘militância’! Temos que vestir a camisola do nosso Blog, publicitá-lo e defendê-lo da concorrência. (Percebem agora o porquê daqueles ‘posts’ a dar os parabéns a mim própria pelo número de entradas???? Marketing. Puro marketing. Convencer quem lê que o meu Blog é o máximo, super popular - o Futebol Clube do Porto dos Blogs!!!!)

Mas voltando à Blogosfera portuguesa, para além dos ‘Blogs que não deviam ser Blogs’ (talvez tivessem alguma razão de existir se fossem uns diários manhosos escondidos no fundo da gaveta da mesa de cabeceira!) há bons Blogs de todas as cores e feitios, que falam um pouco sobre tudo. Temos os Blogs de Referência que ‘ninguém que seja alguém’ se pode recusar a visitar regularmente (Calma! Ainda não me ‘auto-incluo’ nesta categoria!!!!), temos os Blogs que falam de Política, à esquerda e à direita, os Blogs inteligentes, os pertinentes e os Barnabés desta vida, os Blogs intimistas, os conformistas e os arrivistas (será esta a minha categoria????), os Blogs armados em áugures e os leves, frescos e descomprometidos. Blogs de template simples e prático, feito em série na fábrica do Blogger, e os elaborados, com cores, fotografias e originalidades várias. Há Blogs para todos os gostos e a si, digníssimo leitor fiel do que vou escrevendo, cabe apenas escolher. Mas tenha cuidado, escolha bem!!!!!

Um comentário:

BSC disse...

Rodrigo,

Muito me honra o autor do 'Segundo Sentido', Blog de referência que visito regularmente, com um comentário à minha crónica de costumes/operação de marketing (vamos a ver se bem sucedida!)

Quanto à 'land of dreams' que é a blogosfera, estou de acordo, total e absoluto, eu serei o exemplo: não sou escritora, jornalista ou cronista, sou antes 'anónima' q.b., e ainda assim considero que estou a ter algum êxito neste novo desafio que abracei!

Aqui posso dar largas a imaginação e, sobretudo, escrever (algo que tanto gosto de fazer) e ser lida (que é o reverso da medalha, porque não escrevo apenas para mim!).Por enquanto a 'audiência' ainda é pequena (se bem que fiel!) mas irá crescer, para tanto tenha eu o talento, a perseverança e, já agora, o marketing!

Cumprimentos
SLIH