quarta-feira, junho 23, 2004

Aventuras na Terra do Nunca que é, como quem diz, o Reino da Fantasia

Parece que vai ganhando consistência a ideia que querer exportar o Primeiro Ministro Durão Barroso para a Europa como ‘dono e senhor’ da Comissão!

Tenho que dizer que a ideia de ver um Português como Presidente da Comissão me agrada. Assim como me agradaria ver Portugal como campeão da Europa ou qualquer outra vitória retumbante do nosso país!

È por isso que leio com algum interesse as notícias que vêm surgindo e que dão como certa a ‘candidatura’ de Durão Barroso. Fiquei então a saber, que o nosso PM reúne as condições necessárias (e exigentes) para o cargo, das quais se destacam: ser nacional dum Estado membro da Zona Euro e do Espaço Schengen, ser da família política que ganhou as eleições a 13 de Junho (PPE) e, requisito fundamentalíssimo, consta que fala um francês correctíssimo!

Os predicados exigidos ao Senhor Presidente da Comissão, como se percebe pela enumeração, têm tudo que ver com as suas capacidades, conhecimentos e experiência! À excepção da competência linguística, nenhum ‘requisito’ diz respeito à pessoa que irá ocupar o cargo! (Já agora, se a Europa é composta por 25 Estados porque será tão fundamental o Presidente da Comissão saber falar Francês? Porque não se exigir, também, que fale Inglês, Alemão, Italiano, Espanhol, Português, Polaco, Checo, Húngaro ou Lituano?)

Por outro lado, embora tendo vários predicados (qual donzela casadoira!) parece que há uma relação no passado do nosso PM que lhe corta as hipóteses de vir a fazer um bom casamento... relação essa trazida à colação pelo Senhor Zapatero e documentada por fotografias publicadas nos principais jornais europeus! Pois não é que o nosso PM passou um idílico fim de semana nos Açores na companhia dos ‘senhores da guerra’, que é como quem diz, George W. Bush, Tony Blair e José Maria Aznar, naquela que ficou conhecida como a «Cimeira das Lages»???? Com um passado destes, parece que as hipóteses de chegar à Presidência diminuíram bastante, e neste momento não há precedente, tipo Mette-Marit, que o salve do destino cruel de continuar em Portugal!

Assim sendo, com o ‘espúrio’ passado do nosso PM a afastá-lo da corrida, e atendendo a que os restantes ‘pretendentes’ ou são igualmente ‘pouco dignos’ do lugar ou se puseram fora do jogo, eu sugiro para Presidente da Comissão o Gato Maltês que, para além de tocar piano e falar francês, ao que consta não esteve na Cimeira dos Açores (pelo menos não aparece na fotografia)! Se ele se recusar, tentem o Gato das Botas!!!!

E, já agora, se a União caminha a passos largos para o reino da fantasia, porque não importar o Peter Pan da Terra do Nunca????

3 comentários:

Anthrax disse...

Gostei do Peter Pan!

É que gostei mesmo do Peter Pan como Presidente da U.E...

... e a assessorá-lo estaria, obviamente, a fada Sininho. Quer dizer, estes dois são um bocado como o Tico e o Teco, o Humpty e o Dumpty, onde está um tem obrigatoriamente que estar o outro.

Pois que gostei. Gostei mesmo muito desta ideia. :))

crack disse...

Hot, Anthrax (gira, esta ideia de um Anthrax Hot; duplo efeito?)
Peter Pan e Sininho? nã... discordo. É que não podem esquecer o capitão Gancho!

BSC disse...

É verdade, esqueci-me do Capitão Gancho! Mas aposto que lá pela Comissão se arranjava um em três tempos... e Smith's também não deviam faltar!!!!